Resumo da Assembleia Ordinária da ABTms – 21/03/2022

Ordem do dia:

  • Relato da situação da ABTms e atividades da Diretoria 2020/2021
  • Aprovação dos relatórios e prestações de contas relativas à gestão da Diretoria Executiva exercida junto a ABTms, referente aos exercícios de 2020/2021
  • Proposições da Diretoria 2020/2021para o novo ciclo de gestão à Assembleia para apreciação
  • Apresentação das chapas candidatas à Eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ABTms para o mandato do biênio 2022/2023
  • Eleição da nova Diretoria Executiva (Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Diretor de Relações, Diretora Científica e Diretor de Finanças) e três membros do Conselho Fiscal da ABTms para o mandato do biênio 2022/2023
  • Expectativas atuais dos associados sobre a ABTms
  • Outras deliberações da Assembleia para a ABTms

Resumo da assembleia:

Às 18h15, em segunda chamada, e a presença de nove associados, Messina iniciou a Assembleia, com a gravação da sessão virtual, instalando a mesa diretora da Assembleia – Messina (presidente) e Paulo (secretário).

Messina comentou os motivos desta assembleia, informando que não houve inscrições de chapas para eleição dentro do estatuto e regimento.

Messina inicia o primeiro item da ordem do dia (pauta): “Relato da situação da ABTms e atividades da Diretoria 2020/2021”, manifestando o agradecimento a todos os diretores da ABTms. Seguiu com a apresentação que está registrado na gravação e disponibilizado no portal da ABTms, com dois arquivos: 1.“ABTMS  Relato Gestão 2020-2021 Assembleia em 21-03-2022”, com o balanço financeiro, caracterização de associados, relacionamento e webinars com os Conselhos Federais das Profissões da Saúde, FPMT Frente Parlamentar Mista da Telessaúde, os avanços da secretaria da ABTms e dos seus sistemas; e 2. ”ABTms Relatório Técnico sobre o 10. CBTMS 2021 em parceria com SBIS e RNP 21-03-2022”, mencionando as ações de seminários, congresso X CBTms, em conjunto com a RNP e SBIS, no relatório executivo do X CBTms, para deixar registrado, para os próximos eventos, os esforços realizados e patrocínios recebidos.

Messina passou para o segundo item de pauta: “Aprovação dos relatórios e prestações de contas relativas à gestão da Diretoria Executiva exercida junto a ABTms, referente aos exercícios de 2020/2021”. o Diretor financeiro manifestou concordância com os pareceres dos dois conselheiros ficais, e em seguida colocou-se para aprovação os relatórios na Assembleia, os quais foram aprovados por unanimidade.

Considerando a falta de chapas inscritas para a eleição da nova diretoria, Messina passou a abordar o terceiro item de pauta: “Proposições da Diretoria 2020/2021 para o novo ciclo de gestão à Assembleia para apreciação”. Messina, dada a ausência de associados com interesse na direção da ABTms, e o sucesso da experiência do evento conjunto CBTms e CBIS, então apresentou uma proposta de uma fusão das duas associações ABTms e SBIS, também de interesse manifestado pela atual diretoria da SBIS, com a proposta de extensão do prazo da atual diretoria da ABTms para realizar o estudo e o processo de fusão.

Dada a circunstância estatutária, e a ausência de chapas pré-inscritas, ficam canceladas os itens da ordem do dia: “Apresentação das chapas candidatas à Eleição da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da ABTms para o mandato do biênio 2022/2023” e “Eleição da nova Diretoria Executiva (Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral, Diretor de Relações, Diretora Científica e Diretor de Finanças) e três membros do Conselho Fiscal da ABTms para o mandato do biênio 2022/2023”

Passamos ao item: “Expectativas atuais dos associados sobre a ABTms”. Prof. Claudio (UFMG), ex-presidente elogiou o trabalho da diretoria e manifestou concordância com a proposta de fusão da ABTms com a SBIS. Demonstrou preocupação com o nome da terceira associação possivelmente oriunda da fusão. Messina, declara que fica aberta à todos os associados da ABTms a possibilidade de participação no processo de fusão e criação dos documentos desta nova possível associação. Claudio, continua sugerindo a importância da parceria com todos os conselhos. Paulo esclarece que a parceria da SBIS e ABTms é de apoio técnico-científico aos conselhos, que deve ser expandido no futuro. Evelyn sugere que a extensão da diretoria não seria por dois anos de gestão, mas pelo tempo necessário para o estudo e fusão. Refere preocupação com o cenário atual que necessita ainda de ações das duas associações, enquanto não é criado a terceira associação. Claudio, sugere a incorporação de outras pessoas para ajudar, não só na ABTms mas na discussão de temas. Messina, manifesta a proposta de manter o relacionamento com Conselhos e Associações. Paulo manifesta a preocupação que a extensão pró-tempore da diretoria seja focada no estudo de fusão. Messina, adiciona que as duas diretorias entendem que podem, e já o fazem informalmente desde o ano passado, trabalhar e reforçar o trabalho conjunto. Eduardo André, manifesta a concordância com o processo de fusão buscando a sinergia. Sua preocupação é que os esforços possam enfraquecer as ações para fortalecer a regulamentação da telemedicina. Claudio reforça a necessidade das associações reivindicarem participação nos entes que regulamentam. Paulo acredita que as duas associações manterão esta ação de referência da sociedade para os entes, mas devemos rapidamente fazer uma associação maior, mais forte e mais presente. Beatriz Alkimin acredita que a fusão vai fortalecer os interesses nacionais e as políticas públicas, mas do ponto de vista dos profissionais médicos, tem receio de não existir um “braço” forte para fazer vencer as dificuldades da telemedicina no país. Otávio Luis manifesta que, como sócio das duas, acha excelente a ideia. Evelyn relata que a teleconsulta já faz parte do sistema de saúde pública e particular em vários outros países, com honorários e todo arcabouço ético e legal. Como por exemplo Estados Unidos, Espanha, Israel e Portugal.

Não havendo mais manifestações de discussão, passamos ao último item da ordem dia: “Outras deliberações da Assembleia para a ABTms”. Colocou-se em discussão duas proposta de deliberações: 1) Indicativo da Assembleia para o estudo de fusão da ABTms com a SBIS; e 2) Extensão da atual diretoria e conselho fiscal, por um prazo inferior a 2 anos, para realizar este processo de fusão e encerramento das atividades da ABTms. Que foram aprovados por unanimidade entre os presentes a Assembleia.

Desta forma Messina encerrou a sessão às 19h35.

Registro de presença realizados por cada participante no próprio sistema de associado: https://associacao.abtms.org.br/login

Secretário Geral – ABTms

Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde

Gestão 2020-2021

Gravação

Deixe um comentário